Psyclin - Saúde mental é para todos

Especialidades

Psicologia

Psiquiatria

Terapia cognitivo comportamental é uma abordagem que é mais específica, breve e focada no problema atual do paciente. Também conhecida como TCC, ela explica que o que nos afetam não são os acontecimentos e sim a forma que interpretamos.

A avaliação neuropsicológica busca investigar quais as funções cognitivas que estão preservadas e as que estão comprometidas. Através do uso de testes padronizados para avaliação das funções cognitivas, o neuropsicólogo irá pesquisar o desempenho de habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação,afeto, habilidades motoras e executivas. A avaliação neuropsicológica tem por objetivo poder coletar os dados clínicos para auxiliar na compreensão de cada patologia e o que elas provocam no sistema nervoso central de cada paciente. A partir desta avaliação neuropsicológica é possível estabelecer intervenção e reabilitação do paciente.

Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas. São exemplos: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade. A meta principal é o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico.

Psicologia Forense, também chamada de Psicologia Criminal ou Psicologia Judiciária, consiste na aplicação dos conhecimentos psicológicos ao serviço do direito. Dedica-se à proteção da sociedade e à defesa dos direitos do cidadão, através da perspectiva psicológica.

A perícia psicológica consiste em um exame que se caracteriza pela investigação e análise dos fatos e pessoas, enfocando os aspectos emocionais e subjetivos das relações entre as pessoas, estabelecendo uma correlação de causa e efeito das circunstâncias, e buscando a motivação consciente e inconsciente para a dinâmica da personalidade dos envolvidos em algum caso judicial. 

O idoso tem necessidades existenciais e fisiológicas que devem ser levadas em conta durante uma avaliação médica. Existem doenças predominantes em determinada faixa de idade como as demências que precisam ser corretamente e precocemente diagnosticadas. Nos idosos, quadros comuns como depressão e ansiedade podem ter uma apresentação completamente diferente quando comparados a jovens adultos, por isso é importante uma análise com especilistas na área.

A psicoterapia é um processo que permite resultados empiricamente comprovados em diversas problemáticas como: pânico, fobias, depressão, anorexia, stress pós traumático etc. É igualmente eficaz nos conflitos pessoais, conjugais e familiares, que podem causar sofrimento psicológico e dificuldade do indivíduo se relacionar. 

A avaliação neuropsiquiátrica é recomendada em condições que afetam o sistema nervoso central, dificuldades de aprendizado, transtornos do desenvolvimento, distúrbios emocionais ou comportamentais entre outros, além do uso de medicações que interferem na congnição.